Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Com carregamento inovador, Nio anuncia novas estações para carros elétricos

  • Publicado em: 26/04/2023
  • Autor: Upquery
Com carregamento inovador, Nio anuncia novas estações para carros elétricos

Um método inovador de carregamento de carros elétricos está se popularizando na China. A Nio, empresa fabricante de máquinas deste segmento, anunciou recentemente que irá instalar mais 2.300 estações destinadas para a troca de baterias no país. 

Atualmente, já existem outros 2.000 locais para carregamento disponibilizados pela Nio. O objetivo da empresa é massificar esse modo de carregar veículos. O método da empresa é considerado inovador pois consegue fazer o carregamento do automóvel em apenas 40 segundos. 

Os métodos tradicionais são semelhantes ao carregamento de celular: tem como base conexão por cabo elétrico, unindo a bateria do carro com um ponto de energia. No entanto, são necessárias aproximadamente oito horas para carregar a bateria automotiva completamente. 

A troca de bateria na prática

Entretanto, a tecnologia da Nio apresentou uma solução melhor. Para um carregamento rápido, o dono do automóvel deverá localizar uma estação de carregamento. Neste local, deverá fazer uma troca literal da bateria.

O processo de troca de bateria é feito através de um elevador com braço automático. Com o carro suspenso, a bateria descarregada é solta e uma nova é presa no lugar. Essa dinâmica dura menos de um minuto.

Atualmente, a China é considerada o maior mercado mundial de carros elétricos. No país, 20% da frota de veículos para passeio são elétricos, enquanto no Brasil esse percentual não alcança nem 3%. Muito disso está associado com o fácil acesso às estações de carregamento. 

Popularização das estações de carregamento

Atualmente, os principais pontos para trocar as baterias estão em grandes cidades como Pequim e Xangai. Assim, na China, os carros podem ser “energizados” em locais públicos como estacionamentos de rua ou privados, shoppings e supermercados. 

Para isso, a maioria dos prédios que estão sendo construídos no país já possui carregadores em seus estacionamentos. A troca de bateria também tem sido mais efetiva que o método convencional porque os prédios antigos não comportam carregadores. 

Padrão Nio

A empresa oferece preços mais caros que os seus concorrentes chineses, como a BYD, líder de mercado e a maior fabricante de carros elétricos. O modelo de negócio da empresa, porém, consiste justamente em fornecer automóveis mais sofisticados e soluções mais confortáveis. 

Desse modo, conseguem cobrar a mais pelo seu produto. As novas estações, porém, têm um custo elevado para o fabricante. Por esse motivo, o anúncio dos novos postos obteve uma grande repercussão no território chinês. 

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação