Tongyi Qianwen: empresa chinesa lança concorrência ao ChatGPT
- Publicado em: 24/04/2023
- Autor: Upquery

O famoso chatbot do ChatGPT conquistou usuários devido à sua eficiência e impôs novos desafios para o mercado de Inteligência Artificial (AI). Assim, após várias gigantes da tecnologia lançarem concorrentes à altura para essa inovação, a China também lançou seu próprio chat: o Tongyi Qianwen.
O nome significa “buscar a verdade fazendo mil perguntas”, sendo uma solução desenvolvida pela empresa de comércio eletrônico chinês Alibaba. Disponível na formatação de língua chinesa e também inglesa, o modelo reúne uma diversificada gama de recursos IA.
O primeiro aplicativo que irá aderir à novidade será o Ding Talk, app de mensagens internas desenvolvido pela própria empresa Alibaba. Porém, com o tempo, as funcionalidades do Tongyi serão integradas a vários negócios da Alibaba, como o Tmall Genie, melhorando a experiência dos usuários.
Como funciona o Tongyi Qianwen?
A ferramenta consiste em um modelo de linguagem de Inteligência Artificial que funciona à base de um chat. Assim, o Tongyi consegue realizar diferentes tarefas que envolvem a comunicação e envio de mensagens. O recurso, porém, é muito usado para tarefas diárias.
Entre algumas delas estão a escrita de e-mails, propostas de negócios, planejamento de viagens, contação de histórias, anotações de reuniões e até mesmo conselhos. Para que as respostas sejam lançadas para os usuários, o sistema conta com um extenso banco de dados.
Para que funcione, basta que a pessoa digite ou fale algumas palavras-chaves e espere que o modelo AI gere uma resposta de acordo com o tipo de conteúdo solicitado. Entretanto, a nova tecnologia está disponível apenas para os clientes corporativos. O acesso pode ser feito através de um teste na plataforma de nuvem da Alibaba.
Mudanças na rotina de trabalho
Com essa novidade, as ações da Alibaba já subiram 3% no mercado. Desse modo, o objetivo da empresa é aplicar mudanças no modo como trabalhamos, produzimos e vivemos as nossas vidas. O CEO do Alibaba Group e da Cloud Intelligence, Daniel Zhang, defende que os próximos passos consistem em preparar as equipes para esta transformação.
“Estamos em um momento decisivo tecnológico impulsionado pela IA geradora e pela computação em nuvem, e empresas de todos os setores começaram a adotar a transformação da inteligência para ficar à frente do jogo”, afirma o CEO Daniel.