TI: IDC aponta tendências de investimentos e desafios do mercado de tecnologia
- Publicado em: 20/04/2023
- Autor: Upquery

As principais tendências de investimentos tecnológicos e desafios do segmento brasileiro de Tecnologia da Informação (TI) foi pauta recentemente. Um panorama nacional foi apresentado durante o evento “IDC Future of Digital Infrastructure & Cloud”, realizado no dia 13 de abril de 2023, em São Paulo.
No encontro, ficou evidente que as constantes atualizações e modernizações das tecnologias já existentes são fundamentais para um maior aproveitamento dos investimentos de empresas e companhias. Porém, o IDC apontou outras 4 principais tendências de investimentos para o setor.
A principal é a IT Security junto com a Cloud Security. Veja as outras junto com o percentual previsto para a adesão às soluções de TI:
1.IT Security/Cloud Security (38%)
2. Manager Services (37%)
3. Enterprise Mobility (32%)
4. Cloud Management (30%)
Entretanto, além dessas tecnologias principais, muitas outras possibilidades de soluções foram apresentadas para os participantes do evento. Outro importante investimento que as empresas deverão aderir é a automação através de FinOps, além de estratégias para simplificar a gestão e conexão por nuvem.
Um momento de mudanças
O CEO da IDC, Luciano Ramos, afirmou que o Brasil está passando por mudanças bastante importantes no segmento de TI e, consequentemente, na sua infraestrutura digital. Os ambientes híbridos e Multiclouds são um destaque relevante para as empresas e profissionais.
“Isso significa que não temos um único caminho para resolver questões de tecnologia que vão suportar as inovações em negócios”, avalia. Além do modelo híbrido, outras soluções foram destacadas pelo CEO, como Cloud pública e privada e modelos de serviço.
Os desafios presentes no caminho de TI
Esse mesmo momento de mudança também traz muitos desafios. O conteúdo intitulado “Ventos de mudança” apresentado no evento mostrou para os participantes três pontos principais: problemas de redistribuição na cadeia de suprimentos, pressão inflacionária e escassez de profissionais no mercado.
Esses dados envolvem não só as empresas emergentes, mas, também, o mercado já consolidado. Até 2025, a previsão é que o déficit de desenvolvedores profissionais ultrapasse a marca de 4 milhões.
Outras questões que são vistas como um desafio são as condições que afetam as tomadas de decisões nas empresas. Entre essas condições estão as incertezas políticas, os conflitos geopolíticos e a recessão dos Estados Unidos.