Concorrência ao ChatGPT: Google antecipa acesso ao Bard
- Publicado em: 24/03/2023
- Autor: Upquery

Líderes do segmento tecnológico estão se “movimentando” após o forte sucesso que o ChatGPT trouxe dentro do segmento de Inteligência Artificial (IA). Nesta terça-feira, 21 de Março de 2023, a empresa Google antecipou o acesso ao seu experimento Bard, concorrente à altura não só do ChatGPT, mas, também, do Bing, desenvolvido pela Microsoft.
Porém, o acesso à ferramenta ainda é limitado. Uma lista de espera foi aberta para usuários dos Estados Unidos e do Reino Unido. A antecipação é uma tentativa da gigante de buscas em recuperar espaços no mercado. Conforme líderes do projeto Bard, esse novo mecanismo serve para “produtividade, acelerar as ideias e alimentar sua curiosidade”.
Como brasileiros acessam o Bard?
O Google ainda não divulgou uma data para expandir e liberar o acesso ao seu novo recurso. Desse modo, por enquanto, não há previsão para a liberação no Brasil, até mesmo porque a empresa de buscas está cautelosa quanto ao lançamento oficial. Objetivo é evitar novas gafes, já cometidas anteriormente.
Entretanto, existe a possibilidade de alguns brasileiros entrarem na fila de espera Bard. Para isso, devem contar com alguma assinatura de VPN com abrangência nos Estados Unidos e Reino Unido. Para usufruir, basta então fazer o login com a conta Google, ler e aceitar os termos de serviço.
Como funciona o Bard?
Assim como o ChatGPT e o Bing, o Bard formula mensagens e textos com base na programação de Inteligência Artificial. Para isso, usa chatbots, ou seja, uma caixa de texto em branco onde o usuário pode fazer perguntas.
O Bard foi desenvolvido com base no LaMDA, um poderoso modelo de linguagem de IA do próprio Google. Com base em informações de dados retidas, a ferramenta oferece opções de textos e mensagens prontas.
O Bard foi testado pelo The Verge que confirmou que o sistema Google gera até três respostas para o usuário. Além disso, o teste comprovou que, ao contrário dos concorrentes, o chatbot Google é mais rápido para responder – e o motivo pode ser o baixo número de usuários ainda cadastrados.
Veracidade da informação
O Google, porém, deixa claro que o Bard não é um substituto oficial do seu principal mecanismo: as buscas. Apesar da produtividade e eficiência, os chatbots ainda estão passando informações erradas e imprecisas para o público.
Por isso, o Google oferece uma opção para checar a veracidade das informações com base nas informações das suas páginas de busca. Em baixo de cada resposta do sistema, o usuário poderá clicar na opção “Google It”, sendo encaminhado para páginas relacionadas ao assunto.
Apesar disso, assim como os seus concorrentes, logo abaixo da caixa de texto o Google deixa um aviso de isenção de responsabilidade quanto às respostas obtidas através do chat. A empresa faz alerta sobre mensagens com dados imprecisos ou ofensivos.