Com missão Artemis I, NASA planeja humanos vivendo na lua
- Publicado em: 22/11/2022
- Autor: Upquery

O homem pisou na lua pela primeira e última vez em 1969. Porém, agora, a NASA está planejando retornar ao satélite natural com planos ousados ainda para esta década. Na quarta-feira passada, dia 16 de Novembro de 2022, a organização deu início à missão não tripulada Artemis I.
A proposta da agência espacial americana é investigar as condições lunares e possibilitar o retorno de humanos à lua nos próximos anos. Entretanto, o plano da NASA é que dentro de 10 anos as pessoas consigam até mesmo viver na lua por tempo ainda não estipulado.
O objetivo é criar um habitat propício para a criação de uma base de apoio para que astronautas vivam na lua por longo período. Assim, outras missões científicas seriam beneficiadas in loco.
Humanos na lua em 2025
A informação foi repassada por Howard Hu, supervisor da espaçonave Orion. O profissional, considerado de alto escalão da agência NASA, fez o comunicado diretamente para a emissora BBC.
“É o primeiro passo que estamos dando para a exploração do espaço profundo a longo prazo, não apenas para os Estados Unidos, mas para o mundo”, afirmou ele. Evidentemente, esse é um plano que depende muito das esperanças depositadas pela Nasa na missão Artemis.
Afinal, os especialistas ainda não sabem ao certo por quanto tempo é possível permanecer na superfície lunar. Uma série de testes foram realizados ao longo da recente missão da NASA. Porém, a previsão é que humanos voltem a pisar na terra somente na missão Artemis 3, prevista para 2025.
A missão Artemis
Após mais de três meses de atraso, a NASA finalmente fez o lançamento do mega foguete Space Launch System (SLS), diretamente do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nas Ilhas Merritt (EUA). Antes disso, a agência espacial já tinha feito duas tentativas, uma em agosto e outra em setembro.
Porém, por conta de falhas técnicas, a missão foi adiada. Acoplado no foguete está a cápsula Orion, responsável por girar ao redor da lua e analisar as condições da superfície lunar. Artemis já está sobrevoando a lua e deverá manter-se no ponto mais distante do satélite durante 5 dias.
Primeira etapa termina em dezembro
Depois, a cápsula chegará a 100 km de altitude, que seria o ponto mais próximo da lua, para observar as características atuais lunar, como as crateras de impacto. Os próximos passos da missão, entretanto, poderão passar por alterações já que a NASA não descarta adiamentos.
O foguete SLS deverá retornar para a Terra em 11 de dezembro, encerrando a primeira missão Artemis. Esse acontecimento já é considerado um marco histórico e todas as etapas da missão não tripulada podem ser acompanhadas através de transmissões da NASA TV.