Novo recurso do WhatsApp facilita compras e localização de empresas pelo aplicativo
- Publicado em: 21/11/2022
- Autor: Upquery

Melhorar a experiência dos consumidores e estimular a lucratividade de empresas e pequenos negócios está entre as prioridades da Meta. Agora, os clientes brasileiros poderão encontrar lojas, empresas e estabelecimentos no WhatsApp, facilitando a compra de produtos por dispositivos Androids.
O recurso anunciado pela Meta é chamado “Guia de Negócios” que facilita esta localização via mecanismo de busca por nome ou categoria de seleção de empresas. Assim, o usuário consegue conversar e comprar itens e produtos pelo WhatsApp sem precisar visitar outros aplicativos ou sites.
As compras poderão ser feitas via cartão de crédito ou débito. Este tipo de funcionalidade já estava em teste desde o ano passado, porém, apenas em São Paulo. “O Guia de Negócios tem como foco os pequenos comércios locais e permite encontrar facilmente empresas nas proximidades – uma floricultura, padaria ou salão de beleza, por exemplo”, se pronunciou a Meta em comunicado.
Devido à grande aderência dos brasileiros ao WhatsApp, o Brasil foi o primeiro país a contar com o novo recurso que possui versão estendida para os donos de pequenos negócios. Entretanto, a facilidade também já está disponível na Colômbia, Indonésia, México e no Reino Unido.
Como utilizar a novidade?
A localização de empresas ou lojas pelo WhatsApp é bastante simples e não exige que o número da empresa já esteja, de fato, salvo nos contatos. Ao entrar no WhatsApp, o consumidor deverá acessar o campo “Nova conversa” e selecionar a opção “Empresa”. Depois, a pesquisa pelo nome do estabelecimento poderá ser feita.
Existe também a opção de realizar a busca a partir de uma escolha por categoria, determinada pelo usuário. A novidade, porém, está disponível somente para Androids. A Meta ainda não divulgou uma previsão para que o recurso inclua dispositivos iOS.
Facilidades em pagamentos
A pesquisa por empresas é uma entre tantas atualizações que vêm sendo atualizadas no WhatsApp. Por isso, a expectativa é que, em breve, a novidade já esteja habilitada à nível global. Para qualificar negociações, a Meta já estava fazendo testes de modalidades de pagamentos via chat – inclusive, no Brasil, o pagamento por PIX já é uma realidade.
Agora, os consumidores poderão fazer compras em cartões das redes Rede, Cielo, Getnet, Mercado Pago e Fiserv pelo aplicativo mensageiro. Outros recursos semelhantes também já estão sendo testados e implementados nas outras redes sociais do grupo Meta, o Facebook e o Instagram.