Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Uso de máscaras volta a ser obrigatório em aeroportos e aviões

  • Publicado em: 23/11/2022
  • Autor: Upquery
Uso de máscaras volta a ser obrigatório em aeroportos e aviões

O aumento dos casos de Covid-19 fez com que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) adotasse uma nova medida preventiva ao contágio do Coronavírus. Após três meses, o uso de máscaras em aeroportos e aviões volta a ser uma obrigatoriedade em todo o território brasileiro. 

A determinação da agência é válida já para esta sexta-feira, 25 de Novembro de 2022.  A proposta é evitar o contágio em massa principalmente durante as férias escolares e festividades de fim de ano. Nas últimas semanas, a média de novos casos de Covid ficou em 18.592, registrando um aumento de 261%. 

No mesmo período, a média de mortes chegou a 65, crescimento de 47% quando comparada a semana anterior. Em resposta ao aumento de internações por Coronavírus, a direção da Anvisa se reuniu nesta segunda, 21, com outras entidades de saúde e epidemiologia. 

O surgimento de uma nova variante da ômicron, a BN1, também tem preocupado as autoridades quanto a uma nova onda da Covid-19. A determinação foi decidida pela maioria da diretoria. Assim, somente o diretor da agência, Daniel Pereira, não foi favorável à volta da obrigatoriedade. 

As regras da Anvisa

Quanto aos modelos de máscaras permitidas em aeroportos e voos, a Anvisa foi criteriosa. Por isso, os passageiros e visitantes não poderão utilizar acessórios feitos de plástico, acrílico ou com válvulas de aspiração (N95 e PFF2). Lenços ou bandanas também não serão permitidos. 

Fora isso, o acessório de proteção deve estar sempre bem ajustado à boca, queixo e nariz, só podendo ser removido para a hidratação ou alimentação do usuário. A ordem é válida para todos, exceto autistas, crianças com menos de três anos e deficientes intelectuais, sensoriais ou de outra ordem que dificulte o uso do acessório. 

Além dessas determinações, a máscara também deve ser usada em transportes e veículos nos ambientes de embarque e desembarque. Assim como em aeroportos e voos, a Anvisa está estimulando a população a utilizar máscaras em locais fechados e em transportes públicos em geral. 

Determinações em aeroportos

Entre 2020 e 17 de agosto deste ano, a Anvisa manteve o uso de máscaras em aeroportos e voos domésticos como uma obrigatoriedade. Em maio deste ano, a agência também deliberou que o serviço de bordo pudesse ser prestado com normalidade novamente. 

Entretanto, devido a necessidade de proteção, a agência recuou nas decisões. Participaram da reunião de segunda-feira representantes da Sociedade de Infectologia, do Conass (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), do Conasems, da Fundação Oswaldo Cruz e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. 

Além das entidades, os epidemiologistas Wanderson Oliveira e Carla Domingues também estiveram presentes no debate. 

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação