Destaque internacional: Pix será premiado nos Estados Unidos por inclusão financeira
- Publicado em: 19/09/2023
- Autor: Upquery

A eficiência e a inovação do Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, permanecem sendo reconhecidos a nível internacional. A iniciativa do Banco Central está entre os quatro homenageados pela premiação americana “Bravo Business 2023”, organizada pela COA (Conselho das Américas).
O método de pagamentos foi vencedor na categoria “Bravo Beacon of Innovation” (Modelo de inovação) por promover a inclusão financeira no Brasil. Ao justificar a homenagem à solução do BC, a COA destacou o enorme impacto que o Pix vem proporcionando e como está transformando o ecossistema de serviços financeiros brasileiros.
Entre os seus principais benefícios está a redução dos desafios de pagamentos e o aumento de transparência em recursos. “Desde o seu lançamento, a menos de três anos atrás, o Pix tem tido tremendo sucesso, agora em uso por mais de 700 instituições financeiras e por 80% dos adultos brasileiros avançando em inclusão financeira em uma taxa sem precedentes”, disse o texto da COA.
Modelo de excelência
Esta é a 28ª edição da premiação que busca destacar nomes, organizações e instituições com excelência, liderança em negócios e políticas públicas voltadas para o ocidente. Este ano, a premiação acontecerá em 20 de outubro, em Miami, na Flórida (Estados Unidos), durante uma cerimônia de gala. No evento, o presidente do Banco do Brasil, Roberto Campos, receberá a premiação em nome de toda a autarquia.
Atualmente, o Pix serve como modelo de pagamento para muitos países que visam métodos instantâneos e funcionais. Os Estados Unidos, inclusive, já vinham estudando formas de implementar o sistema em seu banco central. “Outros bancos centrais da região e globalmente estão buscando criar iniciativas parecidas em seus próprios mercados”, continuou o COA.
Outros destaques da premiação
A COA divulgou os nomes dos vencedores em suas quatro categorias de premiações na quarta-feira, 13 de setembro. Além do Banco Central representado pelo Pix, Laura J. Richardson, chefe do comando sul dos Estados Unidos, será homenageada na categoria “Líder hemisférico” do ano.
Além dela, o CEO das empresas CMPC, Francisco Ruiz Tagle, será reconhecido pelo trabalho voltado à sustentabilidade e o presidente do grupo Mariposa, Luis Miguel Castillo, será homenageado como líder empresarial visionário de 2023.