WhatsApp Flows: novo recurso de compras promete interação customizada e ágil
- Publicado em: 20/09/2023
- Autor: Upquery

O WhatsApp Business está comprometido em personalizar cada vez mais a experiência dos consumidores com as empresas. O aplicativo de mensagens lançou nesta quarta-feira, 20, um novo recurso de compras: o WhatsApp Flows. A promessa da funcionalidade é proporcionar uma interação mais fluida, agilizando processos de vendas e otimizando o atendimento.
Assim, novas funções foram desenvolvidas para aprimorar a conversa e o relacionamento com o cliente através de uma API (Interface de Programação de Aplicação). O recurso possibilitará que o cliente acesse novos comandos sem precisar sair do aplicativo de mensagem e ir para outros sites e plataformas. A nova versão possibilitará que os clientes façam via chat:
- Agendamento de consultas
- Agendamento de compromissos
- Consultas de preços e ofertas
- Escolha de assentos em voos
- Inscrições em eventos
- Pedidos de comidas
- Preenchimento de formulários
- Entre outros comandos.
Os vendedores das empresas também poderão usar caixas de textos e calendários. Para expandir funções, os desenvolvedores do WhatsApp farão conexões entre o banco de dados das empresas e o mensageiro. A tecnologia permitirá que o Flows funcione como um modelo pré-programado por API.
Recurso em fase de testes
A novidade do mensageiro foi anunciada durante um evento realizado em Mumbai, na Índia. Assim como o Brasil, o país está entre os que mais utilizam essa ferramenta para negócios. O recurso deverá ser liberado nos próximos meses, porém, já está sendo testado. Na Índia, o banco SBI e a empresa de serviços de viagens Redbus participam do processo.
Empresas brasileiras, como Magalu e o Banco Pan, também participaram da etapa de criação do Flows. Enquanto o banco otimiza suas interações com clientes que precisam de linhas de crédito, o Magalu aposta no agendamento de conversas com consultores por ligações ou chamadas de vídeos. Lenovo e Spinny são outras empresas que já testaram a novidade.
Experiência de compra personalizada
Algumas funcionalidades já eram possíveis através do WhatsApp Business. Mas, o recurso Flows está focado em garantir customização e personalização ao cliente. Por isso, a ferramenta buscará evitar modelos prontos de interação como as listas de comando. Exemplo: “Digite 1 para ver o catálogo”.
Nikila Srinivasan, vice-presidente do Business Messaging, afirma que a companhia deseja concentrar os benefícios dessa novidade nos setores de compras e e-commerce. “O objetivo é oferecer mensagens comerciais de uma forma que empresas e pessoas possam fazer muito mais diretamente pelo chat”, explica a representante da marca.
O Flows ainda está sendo direcionado para o comércio eletrônico. Mas, o objetivo é expandir a nova experiência de compra para os mais variados modelos de empreendimentos. “Estamos dando aos negócios o poder para construir fluxos customizados. Então, dependendo da necessidade, damos estes blocos para construir e eles podem coloca-los juntos”, complementa Srinivasan.