Meta testa novos recursos de IA em Instagram, WhatsApp e Messenger
- Publicado em: 16/04/2024
- Autor: Upquery

Os avanços da Inteligência Artificial (IA) ganham espaço também entre as redes sociais e aplicativos de mensagens. A Meta confirmou que novos recursos com a tecnologia estão sendo testados em seus aplicativos. As novidades incluem pesquisa inteligente com comandos de texto ou imagem para o WhatsApp, Messenger e a rede social Instagram.
O Meta AI, chatbot da companhia, surge no WhatsApp e Messenger semelhante a um assistente digital inteligente. Já no Instagram, a proposta da companhia é proporcionar uma navegação mais personalizada. Com a IA, o usuário consegue interagir com o aplicativo por meio das suas buscas, utilizando a barra de pesquisas.
Ainda restrita na maioria dos países, a IA ajudará com sugestões e dúvidas, e oferecerá pesquisas avançadas através de respostas diretas. As interações com o chatbot seriam projetadas para parecer uma “conversa com um amigo”.
Novidade atende o maior mercado da Meta
Assim como as grandes líderes de tecnologia vem desenvolvendo e avançando soluções de IA, a Meta tem priorizado esta área. Por isso, a probabilidade é que permaneça expandindo os seus testes e inovações. A Meta AI funciona desde setembro de 2023 em alguns países de língua inglesa.
A empresa começou os projetar mecanismo de chatbot inicialmente para no WhatsApp. Atualmente, as últimas testagens estão acontecendo também em alguns países da África e na Índia, que hoje é o maior mercado da Meta com mais de 500 milhões de usuários no WhatsApp e Facebook.
“Nossas experiências movidas a inteligência artificial generativa estão sob desenvolvimento em várias fases, e estamos testando várias delas publicamente em uma capacidade limitada”, confirmou e explicou um porta-voz da empresa para o TechCrunch.
Usuários divulgaram os novos recursos
Os usuários que tiveram acesso à novidade fizeram alguns prints dos recursos de IA e os espalharam na internet. Conforme eles, a forma de interagir com o Meta AI é através de um botão no WhatsApp, nas DMs do Instagram ou na própria ferramenta de busca dos dois aplicativos.
Enquanto os apps de mensagens focam em desenvolver conversas informativas e avançadas, o Instagram explorará as vontades específicas dos usuários. Por exemplo, se um indivíduo quiser ver vídeos de viagens nos Estados Unidos, bastará escrever para a inteligência.
Isso poderá ser feito através da barra de buscas do Instagram, por meio de perguntas diretas ou de prompts pré-definidos. Entretanto, o usuário deve lembrar de utilizar “@Meta AI” como comando para ativar o chatbot. Os textos também devem ser escritos somente em inglês, já que a novidade ainda não está disponível em escala global.