Pagamento por aproximação: Brasil será primeiro país a testar novo sistema do Google
- Publicado em: 29/06/2023
- Autor: Upquery

O Google está buscando ampliar as opções de pagamentos em solo brasileiro. A empresa escolheu o Brasil para ser o primeiro país a testar o seu novo sistema de pagamento por aproximação. A ferramenta permite que qualquer celular, até mesmo aqueles sem tecnologia NFC, faça transações por meio da leitura de QR Code.
O NFC (Near Field Communication) permite a troca de informações sem fio entre dispositivos compatíveis. Por isso, é uma alternativa para celulares como Iphone ou relógios, por exemplo. Porém, a proposta Google está justamente em democratizar o pagamento por aproximação, alcançando pessoas de menor poder aquisitivo.
O foco do sistema são usuários que possuem celulares de entrada. “Esse é um lançamento inédito, desenvolvido primeiramente para o Brasil. Foi feito pensando em democratizar ainda mais os pagamentos digitais”, completa o presidente da Google no Brasil, Fábio Coelho.
Como irá funcionar o sistema?
O sistema irá permitir que qualquer celular operacional Android realize transações digitais via cartão de crédito ou débito através por aproximação do dispositivo com uma máquina de pagamento. A leitura de código dinâmico é feita através da própria tela das maquininhas, que detecta o QR Code. As transações poderão ser feitas à vista ou parceladas.
Para isso, a operação deverá ser feita por intermédio da Carteira do Google, ferramenta que deve ser baixada pelo usuário em seu dispositivo móvel. É nessa ferramenta que o pagante cadastrará os dados do cartão de crédito ou débito que será utilizado. O Google explica que, antes da transação ser iniciada, o celular deverá ser desbloqueado pelo usuário.
60% dos celulares sem aproximação
A tecnologia de aproximação além de prática e ágil é também muito mais segura para quem utiliza. Apesar disso, aproximadamente 60% dos smartphones comercializados no Brasil nos últimos anos não contam com a tecnologia NFC, de acordo com dados levantados pela consultoria IDC.
“Os dados mostram que uma parte da população acaba excluída da facilidade e segurança trazida pelos pagamentos digitais”, diz Nathacha Litvinov, líder de estratégia e operações de pagamentos do Google da América Latina.
O novo sistema de pagamento foi apresentado nesta terça-feira, 27, durante o evento Google For Brazil, em São Paulo. Além dessa novidade, a empresa de tecnologia também apresentou outras atualizações e inovações para os próximos meses.