UPNews
Visa projeta fim de cartões de crédito através de “tokenização”

Visa projeta fim de cartões de crédito através de “tokenização”

Upquery 22 de junho

Visa projeta fim de cartões de crédito através de “tokenização”

A Visa, uma das principais referências em fornecimento de cartões, está trabalhando arduamente para a digitalização dos seus métodos de pagamentos. Os próximos passos da empresa consiste em colocar fim os cartões de créditos através da “tokenização” de ativos. Assim, a Visa busca firmar sua imagem como um empreendimento não só de cartões, mas, principalmente, de tecnologia.

Para isso, recentemente, o investimento em soluções como blockchains têm sido o foco da companhia. De acordo com o presidente da Visa no Brasil, Nuno Lopes, a empresa está se adaptando ao mercado e implementando novas tecnologias como essa, que possibilitam o surgimento do “dinheiro programável”.

Atualmente, a empresa estuda um projeto para integração de blockchains, além de mecanismos para criar uma plataforma de geração, transferência e queima de stablecoins. “A Visa não dá crédito, não é um banco, ela é uma empresa de tecnologia que busca provar infraestrutura, inteligência, serviços que permitam transacionar em diferentes ambientes”, defende o presidente.

“Tokenização de tudo”

A digitalização de pagamentos e a automatização da economia como um todo é um processo natural, que, aos poucos, será adotado por todas as empresas do ramo. “É uma revolução do mercado. O Pix avançou isso. Antes a digitalização era uma parte do mercado que a indústria abordava com timidez”, afirma Lopes.

Como parte de todas essas tecnologias está a tokenização com forte potencial. Esse é um processo tecnológico em que ativos tradicionais podem ser inseridos em redes de blockchains, ganhando versões criptos. Devido a maior fluidez e liquide dos tokens, a presidência defende que tudo pode ser tokenizado, desde ativos, credenciais até outros tipos de informações.

Uma longa jornada

A Visa possui 60 anos de atuação e reconhece que a digitalização irá colocar fim aos cartões. Mas, a presidência da empresa afirma trabalhar para que isso aconteça o quanto antes. Apesar dessa intenção, Lopes afirma que esse será um processo lento. Afinal, todos as novas tecnologias reforçam a importância da segurança de dados.

Entretanto, a empresa se destaca ao ser uma das empresas selecionadas pelo Banco Central para fazer os testes pilotos do Real Digital. Recentemente, a organização participou do LIFT Challenge, a primeira etapa do desenvolvimento da moeda digitalizada brasileira. Por todo esse histórico, a Visa é uma empresa de pagamentos que está altamente comprometida com os estudos voltados à segurança digital.

Receba em seu e-mail mais
notícias sobre tecnologia e negócios