Stacks: criptomoeda se destaca e alcança 250% de valorização
- Publicado em: 02/03/2023
- Autor: Upquery

O crescimento de uma blockchain relativamente nova tem chamado a atenção do mercado cripto. A Stacks, criptomoeda de segunda camada com base na rede Bitcoin, apresentou uma valorização significativa em fevereiro. Com alta de 256,24% no período de 30 dias, a financeira registrou o segundo melhor desempenho entre as 100 melhores criptos do mercado.
Conforme dados divulgados pela CoinMarketCap, a Stacks chegou na marca de US$ 0,9723 em cotação, conquistando espaço entre os principais e melhores projetos de criptoativos. De acordo com os analistas do segmento, esse investimento seria consequência de uma parceria firmada pela blockchain com outro projeto da Bitcoin, o Ordinals.
Ordinals: o que é?
O projeto ganhou popularidade entre o final de 2022 e o início deste ano por possibilitar tokens não fungíveis (NFTs) no sistema da rede Bitcoin. A novidade fez com que a atividade entre os usuários da maior cripto existente alcançasse o maior valor desde maio de 2021. Evidentemente, os parceiros da Bitcoin também foram diretamente beneficiados com o projeto.
Assim, o mercado de criptoativos prevê a continuidade do crescimento e valorização da Stacks. Porém, para isso, será necessário que o projeto seja amplamente aceito, revertendo em aumento no número de usuários da blockchain. Os desenvolvedores do projeto já estariam comprometidos em aumentar e qualificar a integração com o Ordinals.
Afinal, um desafio da Stacks é driblar as reclamações atuais quanto às falhas na usabilidade e em transações. Além disso, existe outra polêmica envolvendo o caso. Vários entusiastas do Bitcoin defendem que o blockchain não foi desenvolvido para atividades não financeiras e para abrigar NFTs, contratos inteligentes e aplicações.
Stacks ganha 9 posições
A Stacks surgiu em 2021 como uma solução para os usuários que desejavam diferenciais como NTFs, contratos inteligentes e protocolos de finanças descentralizadas. Agora, com a valorização recente e a capitalização do mercado, a blockchain passou da 50ª para a 41ª colocação entre os criptoativos.
Entretanto, os investimentos do mercado foram impulsionados pela segurança garantida pela grande Bitcoin. Em 22 de fevereiro a empresa passou por atualizações de rede que permitiram a compatibilidade com outros projetos ligados a líder de mercado. Assim, a Stacks se torna uma das primeiras blockchain a permitir a cunhagem dos tokens Ordinals.