Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Blog

Blog

Controle de custos: o que é, qual a importância e quais indicadores acompanhar?

  • Publicado em: 18/05/2022
  • Autor: Upquery
Controle de custos: o que é, qual a importância e quais indicadores acompanhar?

Em várias situações, uma empresa pode estar em boa fase: vendendo e produzindo muito bem. Mas, mesmo assim, as contas acabam não fechando. Isso ocorre devido a falta de um controle de custos bem feito – afinal, uma empresa não é baseada apenas em ganhos. 

O acompanhamento dos indicadores é feito ou por planilhas ou por um software de gestão. A segunda opção é responsável por automatizar informações e tornar a interpretação de informações muito mais claras. Saiba mais sobre o assunto!

O que é controle de custos?

Essa é uma etapa de organização financeira essencial para a saúde e sustentabilidade de uma empresa. Trata-se de uma análise e monitoramento de todos os custos e despesas necessários para o funcionamento e produção de uma organização. Desse modo, os custos podem ser definidos em cinco tipos: 

  • Custos de produção: gastos com matéria-prima e serviço para produção.
  • Custos diretos: custos relacionados ao produto, como: embalagens, matéria-prima etc.
  • Custos indiretos: Ainda relacionados com custos de produção, mas, voltados ao produto final e à estrutura, como: transporte, armazenamento, estoque e energia elétrica.
  • Custos fixos: gastos que permanecem fixos para a empresa, como o aluguel de escritório, galpões e garagens.
  • Custos variáveis: valores gastos diante da produção de serviços e produtos e, diferentemente dos fixos, variam.

Qual a importância do controle de custos para sua empresa?

A análise e cruzamento de indicadores financeiros específicos podem ser feitos de diferentes formas. Mas, o que realmente define a eficácia do processo é a frequência: o controle de custo deve ser feito periodicamente. 

Isso irá evitar que a empresa gaste desnecessariamente, ou, pior: esbarre em riscos financeiros. Quando não bem feito, essa etapa financeira pode acabar ocasionando:  

  • Desperdício de matérias primas 
  • Inadimplência com fornecedores 
  • Precificação errada de produtos ou serviços 
  • Dívidas em geral 

Quais indicadores acompanhar?

Os indicadores em questão devem ser analisados principalmente em conjunto, ao cruzar dados e fazer cálculos simplificados que entreguem uma visão mais ampla da saúde financeira do negócio. Veja os quatro principais indicadores:  

Custos fixos e variáveis

Esses são valores necessários para a administração geral de uma empresa. No entanto, ao longo de determinado período de análise, não tendem a apresentar grandes oscilações. Ou seja, os custos fixos e variáveis não dependem do valor de produção. 

Despesas

As despesas, porém, são determinadas pelos gastos necessários para que a produção da empresa acontecesse. Assim, está mais voltada para questões como manutenção de máquinas e equipamentos, alterações em salários etc. 

Lucratividade

O indicador representa a eficiência operacional da empresa em cima de todo o faturamento. Ou seja, é o ganho sobre o investimento e o trabalho realizado. Por isso, esse indicador é considerado um dos mais importantes para identificar a saúde da organização. 

Rentabilidade

Por fim, a rentabilidade indica um percentual de remuneração obtido a partir de uma quantia investida pela empresa.

Conheça a UpQuery

Os custos são vistos como gargalos em empresas focadas apenas no e esquecem de botar na “ponta do lápis” o que é necessário para se manter ativa. Por isso, o controle de custos é essencial para empresas de médio e pequeno porte. Tenha mais autonomia usando um software Qorporativo


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/upquery/public_html/wp-content/themes/upquery/single.php on line 67

Tenha o controle total do seu negócio onde você estiver

Baixe o App da UpQuery no seu Tablet ou Smartphone e leve sua empresa para qualquer lugar, acessando os dados em tempo real.

Quer conhecer um pouco mais a Solução de BI UpQuery?

Baixe nossa apresentação em PDF

Baixar apresentação